Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Aviação Portuguesa - Blogue

A todos os mecânicos de avião do mundo... Ao meu curso: Novembro de 1953

Aviação Portuguesa - Blogue

A todos os mecânicos de avião do mundo... Ao meu curso: Novembro de 1953

P2V-5 - Neptuno

(fap58)P2V-5(6).jpg

Uma fotografia dos finais dos anos 50, princípios dos 60 do Século XX que vale por uma enciclopédia. (Na altura eu já estava nos helicópteros há muito, deve tratar-se por certo de tripulações dos P2V-5 - Neptuno).

Mesmo que nada tivesse que fazer no ar, pelo menos nos primeiros anos, eu gostava de andar pendurado. Por isso, quando me perguntaram se queria ser navegante nem pensei duas vezes... e foi para sempre.
Uma das coisas que nem me podia passar pela cabeça era ser mecânico de avião na Força Aérea e não dar umas voltinhas de vez em quando.
Como era só a reinar, e visto que estava de abalada para Angola, não tive muita oportunidade para voar no Neptuno. Mesmo assim ainda voei nele umas três ou quatro vezes. Mesmo no biquinho lá na frente.
O P2V-5 tinha uma manobra evasiva engraçada, “meter spoilers”: O avião ia a voar à velocidade nornal de cruzeiro, (o P2V-5 andava muito bem), de repente fazia 180º, ficava a voar em sentido contrário.

É claro que o comandante avisava sempre para toda a gente se amarrar bem... senão ficavam todos espalhados pelo ar.

(Os aleijadimhos, coitadinhos, que com todas as facilidades nunca foram capazes de fazer nada é que não gostam de ver coisas destas).

Aniceto Carvalho